top of page
Buscar

Prefira carboidratos de baixo índice glicêmico (I.G)

  • Foto do escritor: Ligia Yumy
    Ligia Yumy
  • 25 de mar. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 5 de abr. de 2019



Durante a digestão dos alimentos, parte dos nutrientes são transformados em glicose (energia) para o corpo desempenhar todas as funções básicas ao longo do dia.

O carboidrato quando processado dentro do nosso organismo se transforma em açúcar. Quando o alimento apresenta alto índice glicêmico (acima de 75 I.G), é sinal de que o organismo terá de liberar grandes quantidades de insulina para tentar manter normais os níveis de glicose no sangue. Esse pico de insulina no nosso organismo, aumenta o apetite. A consequência de uma alimentação baseada em alimentos com alto I.G é o aumento de peso e, num futuro breve, a obesidade, que pode piorar o quadro de resistência à insulina, levando ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Já quando consumimos carboidratos de baixo I.G o sangue recebe menos açúcar no mesmo espaço de tempo, afastando esse pico de insulina. O objetivo é sempre manter o nível de insulina baixo.

Prefira os carboidratos de baixo I.G como por exemplo (ver tabela abaixo).

Observe que nem sempre um alimento saudável tem o I.G baixo. Exemplo disso é a tapioca, um alimento saudável, sem glúten, mas que possui um I.G alto. Nesses casos, você deve adicionar alguma fibra junto para baixar o I.G.







Sobre o autor:

Ligia Yumy - Coaching de Bem-Estar Integral, e professora de Hatha Yoga, oferecendo suporte sistêmico no gerenciamento do seu peso, ganho de massa magra, dicas alimentares, suplementação e aulas de Yoga.

Transforme seu estilo de vida...

Entre em contato e seja muito bem vindo...

WhatsApp: (11) 99472-7291



Comments


bottom of page