Sobre os tipos de respiração
- Ligia Yumy
- 15 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2019
Normalmente existem três tipos de respiração:
1. Respiração clavicular, que é a mais superficial e o pior possível. Durante a inalação os ombros e a clavícula são elevados enquanto o abdômen se contrai. Realizamos um esforço máximo, mas uma quantidade mínima de ar é obtida.
2. Respiração torácica é o segundo tipo de respiração incompleta, feita com os músculos intercostais, expandindo o tórax.
3. A respiração abdominal profunda é a melhor, pois ela trás o ar da parte mais baixa até a mais alta dos pulmões. Ela é lenta e profunda, efetuando o uso do diafragma. Para realizar a respiração abdominal completa, deite-se de costas, coloque uma mão sobre o abdômen na altura do diafragma. Inspire e expire lentamente. O abdômen deve expandir quando você inala e contrair com a expiração. Tente ficar bem consciente e compenetrado neste movimento.
A partir dai, você estará apto para a respiração yoguica completa. Inspire lentamente, expanda o abdômen, depois o peito e, finalmente, a parte superior do tórax. Então permita que o ar saia da mesma forma, deixando que o abdômen contraia enquanto ocorre a exalação.
Sobre o autor:
Ligia Yumy - Coaching de Bem-Estar Integral, e professora de Hatha Yoga, oferecendo suporte sistêmico no gerenciamento do seu peso, ganho de massa magra, dicas alimentares, suplementação e aulas de Yoga.
Transforme seu estilo de vida...
Entre em contato e seja muito bem vindo...
WhatsApp: (11) 99472-7291
Comments